Por Davi Netto em 14-06-2022

Mensalmente, mais de 90 mil domínios expirados voltam a ser comercializados, apresentando uma grande oportunidade de negócio para novos negócios e empresas que estão insatisfeitas com seu domínio atual. Quem já tentou registrar um domínio que já estava em uso sabe exatamente do que estou falando.

Em meio a esses 90 mil domínios, é possível encontrar alguns nomes realmente valiosos, que podem representar uma grande oportunidade se soubermos olhar para o lugar certo. Este artigo poderá ajudá-lo a encontrar estes domínios valiosos mais facilmente.

O papel do NIC no registro de domínios

O NIC é o órgão responsável pela manutenção e registro dos domínios terminados em .br. Em outras palavras, este órgão mantém os registros dos proprietários de cada endereço e lhes concede o direito de usá-los.

Quando alguém paga pelo registro de um domínio .br, o NIC concede a propriedade daquele domínio pelo tempo contratado, podendo ser de 1 a 10 anos.

Como funciona o processo de liberação de domínios?

As vezes, o titular não possui interesse de renovar o registro de algum domínio que ele tenha comprado no passado. Ao observar que o domínio está inadimplente, o NIC concede um prazo de até 90 dias para que o titular possa renová-lo. Se a renovação não ocorrer nesse período, o domínio é congelado e liberado para venda novamente.

A liberação de domínios congelados ocorre em lotes cerca de uma vez por mês. Antecipadamente, o NIC libera previamente uma lista dos domínios a serem liberados para que compradores em potencial possam analisar e se candidatar para a compra.

Benefícios de comprar um domínio usado anteriormente

Domínios expirados podem trazer consigo alguns benefícios, como:

  • Tráfego orgânico pré-existente
  • Backlinks em sites e portais de autoridade
  • E-mails de clientes antigos desavisados
  • Potencial relevância no Google e outros buscadores

Imagine que o empresário João tenha aberto uma floricultura online chamada “99Flores” em 2015. João registrou o domínio 99flores.com.br, desenvolveu uma loja virtual, e divulgou sua loja de várias formas diferentes: panfletos, outdoors, anúncios online, e postagens em sites e blogs de empresas parceiras. João obteve certo sucesso por alguns anos mas em 2020 foi surpreendido pela pandemia e sua empresa acabou não resistindo. Em meio a todas as adversidades, João decidiu fechar sua empresa e não renovar o domínio 99flores.com.br .

Alguns anos depois, outro empresário resolveu entrar no ramo da floricultura. Sr. Pedro coincidentemente pensou no nome 99 Flores, e ao ver que o domínio estava disponível, não pensou duas vezes: Pedro comprou o domínio, criou sua loja virtual e seu serviço de emails. Para a surpresa de Pedro, ele começou a receber visitantes em seu site e e-mails de pessoas que se diziam ser clientes antigos da floricultura. Pedro não entendeu o que estava acontecendo, mas ao conversar com um desses “antigos clientes” descobriu que uma floricultura usava do mesmo nome no passado. Pedro, muito feliz com a coincidência, passou a atender todos esses clientes que porventura chegavam até sua recém-aberta floricultura.

Este exemplo serve para ilustrar que domínios expirados possuem um histórico que podem impactar positivamente o seu negócio. Pode ser que em algum lugar, ainda exista materiais em circulação que levem pessoas a acessar o site ou enviar um email solicitando algum orçamento. Em alguns casos, este tráfego orgânico pode ser surpreendente.

Essa estratégia é fundamental para quem busca domínios de maior autoridade, e existem ferramentas e profissionais que ajudam a identificar domínios de alto valor. Caso possua interesse neste tipo de busca envie-nos uma mensagem.

Riscos de registrar um domínio usado anteriormente

Esse histórico que os domínios carregam podem ter consequências negativas, como:

  • Estarem registrados em listas-negras.
  • Terem sido usados previamente para aplicação de golpes.
  • Terem sido usados para enviar spam.

Se o antigo dono utilizava o domínio para algum tipo de atividade maliciosa, você poderá enfrentar dificuldades de indexação em buscadores e até mesmo para enviar e-mails à certos provedores.

Lista de domínios em processo de liberação (Atualizado em Junho de 2022)

A planilha abaixo possui os domínios participantes do processo de liberação do período entre 08/06/2022 15h até 15/06/2022 15h.

Como a lista possui mais de 90 mil domínios, criei uma planilha no Excel com alguns filtros para te ajudar a encontrar um bom nome para seu negócio:

  • Quantidade de caracteres: Classifique os domínios por quantidade de caracteres para encontrar nomes curtos e amigáveis
  • Dicionário: Filtre domínio que possuem palavras presentes no dicionário da lingua portuguesa para encontrar nomes que façam sentido para aquilo que você busca.

Nota: A planilha abaixo é melhor visualizada pelo computador ou com o celular em modo horizontal.

Caso possua interesse em algum desses domínios, basta acessar o site do Registro.br e realizar sua canditatura.

Privacidade é o assunto da vez. Vai ficar de fora?

Contate-nos para saber como podemos melhorar segurança da sua empresa na web.