Por Davi Netto em 04-05-2022

Sumário

Resumo

Este documento é um guia para o Google Search Console, uma ferramenta gratuita que permite que os proprietários de sites monitorem o desempenho de seus sites nos resultados de pesquisa orgânica do Google. Ele descreve como conectar o Search Console ao seu site, as principais funções da ferramenta, como a visão geral, inspeção de URL, resultados da pesquisa, cobertura, sitemaps, remoções, experiência na página, principais métricas da web, facilidade de uso em dispositivos móveis, melhorias e links. O documento conclui que o Search Console é uma ferramenta valiosa para entender a saúde e o desempenho do seu site, mas que outras considerações subjetivas, como a qualidade das imagens e a identidade da marca, também são importantes para uma boa experiência do usuário.

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta que permite que você conheça melhor sobre o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa orgânicos do Google de forma simples e direta.

Os benefícios do Google Search Console

Quanto você pagaria para saber o que passa na cabeça dos seus clientes antes mesmo dele interagir com a sua marca? O Google Search Console pode te dar essas respostas de forma gratuita.

As informações vão desde as palavras que pessoas usam em suas pesquisas, a velocidade de carregamento do seu site, e até quais os outros sites da internet que estão mandando visitantes para você. Isso é extremamente valioso para que muitos empresários e profissionais de marketing digital possam concentrar melhor os seus esforços na direção certa.

Como conectar o Google Search Console ao meu site?

Para começar a usar o Google Search Console, é necessário ter uma conta no Google. Após cadastrar, siga os seguintes passos:

  1. https://search.google.com/search-console/
  2. Clique em Adicionar Propriedade
  3. Siga as instruções fornecidas na tela

Uma vez que vinculado, o Google levará entre 24 a 72 horas para que você comece a enxergar as informações do seu site no painel da ferramenta.

💡 Caso precise de ajuda para vincular o seu site ao Google Search Console, Nossa equipe poderá ajudá-lo. Entre em contato aqui.

Principais funções

Visão geral

Aqui é possível acompanhar alguns relatórios mais simples sobre a performance do seu site nas buscas do Google, como a quantidade de cliques que seu site recebe no Google, a quantidade de páginas do seu site que o Google exibe em seus resultados, a experiência dos usuários no site, e algumas possíveis melhorias.

Inspeção de URL

Por padrão, os relatórios do Google Search Console mostram os dados da página como um todo, somando a quantidade de visitas à todas as subpáginas do seu site.

A opção “Inspeção de URL” permite que você filtre as estatísticas para ver os relatórios de uma página específica como por exemplo:

www.seusite.com.br/contato
www.seusite.com.br/sobre-nos
www.seusite.com.br/politica-de-privacidade

Resultados da Pesquisa

Esse relatório mostra o desempenho do seu site nas pesquisas de forma mais detalhada. As quatro métricas principais são:

  • Total de cliques: Quantidade de vezes que alguém clicou no seu site a partir de alguma pesquisa no Google.
  • Total de impressões: Quantidade de vezes que o seu site apareceu nas pesquisas das pessoas
  • CTR média: A CTR média é a razão entre os cliques e as impressões que seu site recebeu. Se o total de cliques for de 7 e o total de impressões for 100, sua CTR média será de 7%.
  • Posição média: Indica o ranking mediano do seu site nas pesquisas do Google.

Na mensma tela, podemos também ver os termos perquisados no Google que fazem com que o seu site seja encontrado pelas pessoas. É possível ver quantos Cliques, Impressões, e a CTR para cada termo de pesquisa. Isso pode ajudar bastante a entender o que as pessoas que chegam até o seu site estão buscando.

Cobertura

Antes que o Google possa mostrar o seu site para as pessoas, ele precisa vasculhar as páginas do seu site e ter certeza de que elas estão funcionando devidamente.

O relatório de cobertura mostra as páginas do seu site foram validadas, que contém avisos e que contém erros:

  • Páginas válidas: O Google consegue ler e indexar sua página para exibí-las nas pesquisas.
  • Páginas com avisos: O Google consegue ler e indexar sua página, mas possúi algumas recomendações e melhorias .
  • Páginas com erros: O Google não consegue indexar sua página
  • Páginas excluídas: Páginas intencionalmente ocultadas que não serão exibidas nos resultados. Exemplo: Páginas internas do painel administrativo do site.

Nos detalhes é possível vermos um detalhamento dos erros que a página apresenta. Essas informações são úteis pois ajudam sua equipe de desenvolvimento a solucionar os problemas encontrados.

Sitemaps

O sitemap, ou mapa do site, é um arquivo que os desenvolvedores do site geram contendo todas as subpáginas do seu site. É como se literalmente entregassemos um mapa nas mãos do Google para que ele saiba onde precisa ir.

Este arquivo ajuda que o Google e outros buscadores a localizar as subpáginas do seu site e atualizar seus resultados de pesquisa mais rapidamente. Portanto, é muito importante enviar este arquivo e ter certeza de que o status do mesmo não apresenta erros.

Remoções

A aba de remoções permite que solicitemos ao Google que retire dos resultados de busca alguma página específica do seu site. Isso pode ser usado no caso de alguma atualização errada, ou publicação de conteúdo indevido no site.

Experiência na páginas

A aba de experiência na página apresenta dicas de melhorias que podem ser feitas em cada uma das páginas do seu site para melhorar a experiência dos visitantes.

Cada uma das páginas do seu site é avaliada separadamente para celulares e computadores, e os erros são todos detalhados para que seu desenvolvedor possam realizar as correções mais fácilmente.

Principais métricas da Web

As principais métricas da Web é um diagnóstico criado pelo Google para avaliar a qualidade das páginas da internet.

O relatório abrange 3 métricas principais:

LCP (Maior renderização de conteúdo)

Mede a velocidade de carregamento da página, do momento que o usuário clica nela, até o momento que algum conteúdo de relevância seja exibido em sua tela.

O LCP é uma métrica essencial para compreendermos a velocidade percebida do site.

FID (Atraso da primeira entrada)

Já reparou que em alguns sites mesmo que a página pareça estar 100% carregada, ainda leva alguns segundos para conseguimos interagir com ela? Este tempo que ela fica “travada” é o FID (First Input Delay).

O FID é uma métrica muito importante da interatividade do seu site.

CLS (Mudança cumulativa de layout)

Você já foi clicar em algum botão ou link quando de repente uma imagem apareceu e arrastou todo o conteúdo do site para baixo, repentinamente? Este comportamento costuma deixar os usuários furiosos, e o Google sabe disso!

O CLS (Cumulative Layout Shift) mede a estabilidade visual do site. Páginas em que o conteúdo muda de lugar durante o carregamento são consideradas ruins nessa métrica.

Facilidade de uso em dispositivos móveis

A maior parte da navegação web acontece pelos celulares, e por isso eles ganham uma aba com diagnósticos exclusivos. Aqui, conseguimos detectar alguns problemas comuns de uma navegação pelo celular, como:

  • Texto pequeno para leitura
  • Elementos clicáveis muito próximos
  • Conteúdo mais largo que a tela

A resolução desses problemas fará com que os visitantes do seu site naveguem que forma mais fluida e intuitiva, ficando mais propícios a continuar nele.

Melhorias

A parte de melhorias é um diagnóstico exclusivo para páginas que possuem dados estruturados. Os dados estruturados podem ajudar ainda mais que o Google consiga catalogar, de forma ordenada, as informações de sua empresa, produtos, serviços, local de atendimento, pessoas, dentre outros.

As abas sugerem melhorias para que o Google entenda ainda melhor a respeito do seu site e possa exibí-lo de maneira mais acertiva em suas buscas.

Este relatório exibe uma lista dos sites na web que possuem links direcionando pessoas para o seu site. Este links ajudam que visitantes de outros sites cheguem até a sua página.

É possível trabalhar com parceiros de negócio para que eles divulguem sua empresa em postagens e artigos, para que você possa receber visitantes ainda mais qualificados em seu site.

Conclusão

O Google Search Console mostra a saúde e desempenho do site de forma simples de entender. Uma pessoa sem especializações técnicas de marketing ou desenvolvimento consegue se beneficiar dos diagnósticos.

Claro que precisamos entender que métricas, apesar de importantes, não são o único critério de distinção entre um site bom e ruim. Há muitos fatores subjetivos, como a qualidade das imagens, assertividade dos textos e identidade da marca que contribuem para uma boa experiência. Cabe a nós realizarmos escolhas conscientes sobre a maneira como queremos nos apresentar para nossos visitantes.

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