Por Davi Netto em 21-07-2021

O que é o certificado SSL?

O certificado SSL é um arquivo adicionado a um servidor, utilizado para comprovar sua identidade na web. Eles permitem o uso do protocolo https que faz com que toda a conversa que aconteça entre dois computadores seja encriptada de forma que nenhum outro computador da internet possa ‘interpretar’ esta comunicação.

Quando você acessa um site na internet utilizando o protocolo https ao invés de http, seu computador comunica com o servidor de origem que tem sua identidade validada através de uma chave pública (divulgada na rede) e uma chave privada (mantida em segredo no servidor).

O que é SSL?

SSL ou TLS é um protocolo de encriptação de transmissão de dados na internet que verifica e valida a identidade dos servidores. Sites que carregam utilizando https na barra de endereços utilizam este protocolo.

Porque meu site precisa de um certificado SSL?

O certificado SSL é necessário para dar uma camada a mais de segurança e privacidade para seu site e todas as pessoas que visitam e comunicam com ele. Ele previne ataques de phishing e impersonação resposáveis por coletar dados de milhares de usuários desavisados. Alguns outros benefícios incluem:

Site mais rápido

Mesmo que pareça contraintuitivo, aumentar a proteção de um site não reduz sua velocidade. Muito pelo contrário: uma conexão em HTTPS utilizam do protocolo HTTP/2 que é mais rápido.

O Google favorece sites com certificados SSL

Desde Julho de 2017 o Google afirmou publicamente que sites sem certificado SSL seriam penalizados em seu mecanismo de busca. Isso faz com que sites seguros tenham melhor posicionamento nas pesquisas e recebam mais visitas.

Como obter um certificado SSL?

Qualquer servidor pode auto-assinar seu próprio certificado, porém essa não é uma forma recomendada, apesar de ser amplamente utilizada. A forma correta é obter o certificado por uma Autoridade Certificadora (CA). Um CA é uma empresa independente e confiável que pode gerar e assinar certificados digitalmente e comercializá-los. Há vários níveis de certificação, mas em geral é necessário comprovar a titularidade do domínio para que o certificado seja emitido.

A CDDC possui de várias opções de Certificados SSL/TLS para os sites e sistemas de sua empresa.

É possível obter um certificado gratuitamente?

Sim. Iniciativas como o Let’s Encrypt permitem que você consiga emitir e configurar seu próprio certificado SSL, através do Certbot. No entanto, é necessário ter conhecimento técnico para realizar tal operação.

Muitas empresas não dispõem de um profissional da área de segurança da informação que possa realizar esse processo e optam por pagar por um certificado. A CDDC criou uma forma simples para que empresas nessa situação adquiram certificados SSL e instalem em seus sites e servidores.

Como faço para obter um certificado?

Você pode acessar nossos planos e preços de certificados SSL para conhecer melhor sobre as opções disponíveis. Em caso de dúvidas de qual seja a melhor opção, você pode entrar em contato para que receber nosso auxilio quanto a melhor escolha para sua empresa.

Privacidade é o assunto da vez. Vai ficar de fora?

Receba nossos guias práticos que te ajudarão a melhorar a tecnologia na sua empresa.