Por Davi Netto em 22-07-2021

Certificados SSL são essenciais para que a navegação do seu site esteja protegida. Isso significa que as informações que um usuário recebe e enviam são encriptadas e mais dificilmente podem ser lidas por terceiros. Uma conexão HTTPS previne ataques como spoofing, impersonação, dentre outros.

Tipos de certificado

Certificado SSL de domínio único

Certificado SSL de domínio único são emitidos unicamente para um domínio apenas, não podendo ser reaproveitados para autenticar outros domínios ou subdomínios. Como exemplo se este certificado for emitido para www.cddc.com.br, este endereço e suas subpágina, como www.cddc.com.br/blog poderão utilizá-lo. No entanto, o subdomínio sistema.cddc.com.br não poderá usar o certificado.

Certificado SSL Wildcard

Certificados SSL Wildcard podem ser utilizados mais de uma vez para um domínio e todos os seus subdomínios. Nesse caso, a emissão de apenas um certificado garantiria a autenticação de www.cddc.com.br, sistema.cddc.com.br e qualquer outro subdomínio que se deseja criar futuramente.

Certificados SSL de múltiplos domínios (MDC)

Certificados SSL de múltiplos domínios podem ser emitidos para vários domínios de uma única vez, podendo englobar domínios como www.cddc.com.br, subdomínios como sistema.cddc.com.br e outros domínios como google.com em um único certificado.

Níveis de validação

Para que seu domínio seja emitido, é necessário que uma autoridade certificadora (CA) valide o domínio. Independente do tipo de certificado, é importante sabermos que qualquer um deles oferece o mesmo nível de encriptação TLS. O que varia é a quantidade de critérios avaliados para os diferentes tipos de certificação.

Validação SSL por domínio

É o tipo de certificado mais básico existente. Para obter esse certificado, é preciso apenas verificar que o domínio é de fato de sua propriedade. Essa é a validação mais rápida e barata, ideais para blogs, sites institucionais, e empresas que buscar melhorar o nível de segurança online.

Validação SSL organizacional

Nesse tipo de validação, a entidade certificadora realiza uma análise qualitativa e manual da empresa. O certificado conterá o nome e endereço físico da matriz da empresa, trazendo mais credibilidade ao domínio.

Validação SSL extendida

Essa forma de validação exige uma analise profunda e completa da empresa. A autoridade certificadora se certifica de que a organização existe como uma empresa legalmente registrada, que estão presentes no endereço listado, e operam um negócio idôneo. Essa é a certificação mais demorada e cara, porém a que entrega um certificado com o maior nível de credibilidade. É a validação ideal para grandes empresas de e-commerce, instituições financeiras e multinacionais que transmitem muitas informações sensíveis e pessoais, como dados de cartão de crédito e informações médicas.

Qual o certificado adequado para minha empresa?

A CDDC dispõe de várias opções de Certificados SSL/TLS que você pode adquirir para seus sites e sistemas. Mesmo assim em caso de dúvidas, você pode entrar em contato para que nossa equipe possa auxiliá-lo quanto à melhor escolha para sua empresa.

Privacidade é o assunto da vez. Vai ficar de fora?

Receba nossos guias práticos que te ajudarão a melhorar a tecnologia na sua empresa.