Por Davi Netto em 28-04-2022

As estatísticas de roubo de dados e invasões são cada vez maiores. Será que você faz parte da minoria que protege suas contas da forma correta? Confira abaixo os principais erros e como corrigí-los.

Você pensa que sua senha é segura pois combina números, símbolos e letras.

Nós humanos comunmente usamos nomes de pessoas, objetos e datas especiais para criar senha. Mas tenho certeza que deve usar de uma técnica mais avançada do que isso: você troca letras de algumas palavras por símbolos para criar uma senha mais “segura”. A intenção é boa, mas com certeza é insuficiente.

Computadores domésticos hoje são capazes de tentar milhões de combinações por segundo, e usar técnicas para substituir letras de palavras do dicionário por números símbolos. A maior parte das senhas pode ser quebradas em menos de 2 horas. Você pode testar a força de suas senhas no site do Bitwarden.

A maneira mais fácil de evitar esse tipo de ataque é utilizar senhas completamente aleatórias, como [email protected]$2R5Eh!s. Ao longo do artigo você aprenderá como é humanamente possível para que você gere e guarde senhas difíceis como esta.

Você tem uma senha de estimação e usa ela para tudo

Algumas pessoas criam uma combinação razoavelmente difícil e decidem usá-la em quase todos os sites e contas que acessam. Isso cria um problema ainda maior: brechas de segurança e vazamentos de dados podem expor sua querida senha na internet, fazendo com que todos os serviços em que você use a mesma senha estejam potencialmente vulneráveis.

O problema é ainda pior pois até mesmo um leigo completo consegue utilizar dessa brecha de segurança. Nada impede que um funcionário da sua empresa ou uma agência de Marketing Digital tente usar a senha do seu Instagram corporativo para acessar outras redes sociais suas ou até mesmo os seus e-mails. Quantas prestadores de serviço, clientes, funcionários, estagiários e parceiros de negócio passaram pela sua empresa nos últimos 5 anos?

Você só troca de senha quando se esquece dela

Quando pensamos em ameaças, pensamos sempre em um invasor externo, mal intencionado. Nos reservamos o direito de pensar que somos bons e normalmente estamos do lado da vitma. Isso é um grande erro. Ao fazer isso, esquecemos da principal ameaça de todas que somos nós mesmos.

Apesar de nossas boas intenções, estamos longe de sermos perfeitos: nossa memória não é totalmente confiável e amanhã podemos esquecer algo que hoje é completamente sólido e memorável. Mas tenho certeza que isso nunca acontecerá com você. Você nunca deve ter clicado no botão de “Esqueci minha senha”, não é mesmo?

Você acha autenticação de dois fatores chato

As gigantes mundiais tecnologia gastam muita energia e recursos tentando ensinar as pessoas sobre senhas seguras, apenas para chegar à conclusão óbvia de que humanos são péssimos para criar e manter suas senhas seguras.

Este problema é tão grande que as grandes empresas tem abandonado o uso de senhas em logins e utilizado novas formas de autenticação.

Existem vários aplicativos para autenticação de 2 fatores, porém os que recomendamos são:

  • Authy (gratuito)
  • Bitwarden (recurso disponível na versão paga)

O aplicativo Authy ainda lhe dá mais versatilidade no caso de perda ou roubo de seu celular, pois permite que você recupere o backup de seus códigos a partir de outro dispositivo.

.

Você anota suas senhas em uma planilha ou agenda

Anotar suas senhas principais nas notas do iPhone ou na contracapa da agenda que fica em sua mesa não é tão seguro, não é mesmo? O mais adequado é que você utilize um gerenciador de senhas para isso. O gerenciador de senhas permite que você gere aleatórias e únicas para cada serviço além de armazenar suas senhas e notas de forma bem segura. Isso elimina a necessidade de termos que lembrar todas as nossas senhas de cabeça. Os serviços que recomendamos são:

  • Bitwarden (versão grátis)
  • Lastpass (versão grátis)

Após instalar o aplicativo no seu navegador e celular, criar uma senha segura é possível em apenas 2 cliques:

.

Notas finais

As dicas acima podem te ajudar a colocar ordem e segurança em sua vida digital, mas não existe método definitivo de defesa.

Para melhorarmos nossa segurança, acabamos inevitavelmente reduzindo um pouco a nossa conveniência. Existem formas mais seguras do que as citadas nesse post, mas o importante mesmo é encontrar o equilíbrio certo para a sua matriz de risco.

Mesmo não havendo métodos 100% eficazes, melhorar a segurança no mundo de hoje é inevitável.

Privacidade é o assunto da vez. Vai ficar de fora?

Contate-nos para saber como podemos melhorar segurança da sua empresa na web.