Por Davi Netto em 03-09-2021
Todos os dias empresas de todos os tamanhos jogam milhões de reais fora com estratégias de marketing digital que não dão certo. Este guia foi feito para empresários que não entendem de marketing ou internet e estão pensando em contatar o profissional certo para o trabalho. As dicas abaixo certamente vão ajudá-lo a evitar que sua empresa faça parte da estatística na primeira frase deste artigo. Vamos lá:
O mercado está cheio de profissionais ruins
Marketing digital não exige diplomas ou cursos. Qualquer pessoa com um computador e uma conexão de internet pode se chamar de especialista em marketing digital. A falta de barreira de entrada para novos profissionais cria um cenário de muitas promessas de venda, preços baixos e péssima qualidade de serviço.
O próprio Google recomenda que empresas locais de pequeno porte não contratem um profissional
Você mesmo pode fazer coisas básicas como cadastrar sua empresa no Google meu negócio e o seu site no Google Search Engine. Você gastará no máximo uma tarde.
Pense bem se marketing digital faz sentido para o seu negócio. As vezes, criar parcerias locais ou fazer uma ação de panfletagem em sua área de atuação são estratégias que trarão muito mais resultado.
Agências de Marketing ganham pela porcentagem do valor gasto, e não do resultado gerado
Infelizmente este é o padrão dos profissionais do mercado pois a grande maioria não consegue gerar resultados reais ou não consegue medi-los. Por isso, a precificação do serviço muitas vezes é atrelada ao valor investido, e não pelo resultado gerado.
Por outro lado isso é compreensível, pois de nada adianta o marketing fazer um trabalho excelente se o produto da empresa possui é ruim ou está em desacordo com o que o mercado pede. Não cabe ao profissional do Marketing conduzir esta análise. O importante é ficar atento a forma como o profissional precifica seu serviço para não cair em promessas fáceis.
Exija que a agência de SEO mostre o Retorno sobre investimento de alguma campanha.
Contra fatos não há argumentos. Peça números! As ferramentas do Google permitem que você meça tanto o valor investido quanto o valor entregue de cada campanha. O valor entregue pode tanto ser financeiro quanto em número de leads atraídos. Pergunte:
- Me mostre exemplos de sucesso, se possível com números?
- Qual resultado você espera ver e em quanto tempo?
- Me mostre como você mede o sucesso de suas campanhas?
- Você já atendeu alguma empresa do mesmo ramo que o meu? Como foi a experiência?
Se a agência enrolar, pule fora. Se ao vender ela não conseguiu provar o seu valor, ela nunca conseguirá comprovar resultados de nenhuma campanha que fizer para você.
Aprenda a farejar práticas antiéticas de marketing que podem afundar sua empresa nos resultados
O Google é uma empresa e empresas têm políticas. Se o profissional usa práticas anti éticas ou tem um conhecimento raso dessas políticas, seu site poderá ser suspenso ou removido dos resultado
Algumas práticas expressamente proibidas são:
- Uso de domínios cujo titular não é você;
- Páginas abarrotadas de palavras chave;
- Utilização de letras maiúsculas em excesso;
- Uso excessivo de terminologias que se assemelham a golpes, como “GRATIS”, “GRATUITO”, “CUSTO ZERO”;
- Textos plagiados, ligeiramente modificados ou gerados automaticamente.
Não para por aí: Fique atento a falsas promessas de vendas
Ninguém pode garantir o topo das pesquisas.
Não existe relacionamento especial dentro da Google. Ninguém sabe qual é a fórmula mágica. Não existe prioridade. Simplesmente não.
Fique atento com estratégias secretas e explicações rasas sobre a estratégia.
Se algo não está claro, exija explicações. Este será o profissional que cuidará da imagem de SUA empresa da porta pra fora.
Veja se a empresa segue os princípios e estratégias que ela vende.
O que falar de uma empresa de marketing que não aplica nenhuma de suas próprias estratégias, possui um site ruim, ou as vezes nem possui um site? Pula fora….
Viu? De maneiras nem um pouco técnicas, é possível buscar pelo profissional certo no mercado para exercer uma função tão importante. Lembre-se sempre: o marketing é a cara do seu negócio. Não deixe nas mãos de alguém que fará careta para os clientes.