Por Davi Netto em 18-08-2022

Guias

seguranca

LGPD

Marketing

Responsabilidade

TI

Privacidade

Performance

Meta tags costumam gerar muitas dúvidas entre profissionais de marketing que estão aprofundando um pouco mais no código de um site e em estratégias de SEO.

O que são meta tags?

As meta tags HTML descrevem de forma resumida um pouco sobre o conteúdo do seu site e de que maneira ele deve ser interpredado pelo navegador e buscadores. Elas contém um a descrição da página, seu author, palavras-chave e algumas informações um pouco mais técnicas.

Exemplo de Meta tags e os seus resultados

Principais meta tags

Meta tag charset

Define o tipo de codificação dos caracteres de textos da página. Isso é importante para evitar que caracteres especiais sejam exibidas corretamente pelo seu navegador, como letras com acento e cedilha.

<meta charset="utf-8">

Meta tag viewport

O viewport informa o navegador sobre como dimensionar a página corretamente para o dispositivo que o visitante está usando na navegação.

Por convenção, normalmente usamos a definição abaixo:

<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">

Meta tag theme-color

Essa meta tag é usada por alguns navegadores para oferecer uma experiência visual mais imersiva ao visitante. O Google Chrome no celular utiliza essa cor para pintar a barra de endereços com a cor-tema do site.

A meta tag aceita valores em hex code.

<meta name="theme-color" content="#4e698d"/>

Meta tag robots

Informa ao Google e outros buscadores se a página deve ser indexada ou não nos resultados de busca.

Para informar aos buscadores que a página deve ser indexada, use:

<meta name="robots" content="index, follow">

Para informar aos buscadores que a página não deve ser indexada, use:

<meta name="robots" content="noindex,nofollow">

Meta tag publisher

Alguns desenvolvedores web usam essa tag para registrar a autoria daquela site. É uma espécie de assinatura da pessoa que a desenvolveu.

Você pode acrescentar o nome de sua empresa nessa tag.

<meta name="publisher" content="Raszio Soluçõees em Tecnologia (www.raszio.com)" />

Meta tag author

Define o autor do conteúdo da página. No caso de um artigo ou post, essa tag deve conter o nome de quem escreveu o texto.

<meta name="author" content="Davi Netto">

Meta tag description

Uma descrição do conteúdo da página.

Buscadores como o Google utilizam o texto dessa tag para exibir a descrição das páginas nos resultados de busca. Por esse motivo, recomendamos que o texto dessa tag não ultrapasse 153 caracteres sendo este o limite máximo de caracteres que o Google exibe, em média.

Quando essa meta tag não é acrescentada, os buscadores utilizam algum texto que conseguem encontrar dentro do corpo da página, podendo não ser o texto mais interessante ou desejável.

<meta name="description" content="Aprenda sobre meta tags HTML e como usá-las corretamente para obter o máximo de resultado orgânico.">

Considerações finais

As Meta Tags HTML são importantes para que os buscadores consigam entender melhor sobre o conteúdo de cada página do seu site, mas não para por aí.

Há uma série de outras propriedades que podemos inserir no <head> do site que podem melhorar o SEO do seu site, como o link canonical, tags open graph, tags específicas de aplicações e dados estruturados.

Como podemos ajudá-lo hoje?

Your message succesfully sent!
Opps! There is something wrong. Please try again

Privacidade é o assunto da vez. Vai ficar de fora?

Contate-nos para saber como podemos melhorar segurança da sua empresa na web.